Skin care | Adeus acne

dezembro 12, 2016

Já foi dito por mim em alguns posts que a minha pele não é de todo perfeita. Digamos que a minha puberdade decidiu aparecer tarde. Na altura em que todas as minhas amigas começaram a ter uma pele limpa a minha decidiu ser o oposto. Só para ser diferente, porque ter uma pele limpa estava a tornar-se muito mainstream estão a ver? Portanto lá para os meus 16 anos houve uma expulsão de acne pelo meu corpo. Sim, eu disse bem, corpo. Era cara, era costas, era peito. Bem, o acne estava com bastante vontade de se expressar. Como é óbvio experimentei imensos tratamentos, com diversos conjuntos de cremes, exfoliantes, gel de limpeza, etc. Mas, está claro, que nada funcionou devidamente. Até que aos poucos e poucos fui descobrindo algumas táticas e produtos que me ajudaram muito. Hoje em dia, com 18 anos, a minha pele parece parcialmente limpa. Tirando uma ou duas borbulhas que me vão aparecendo naquela querida altura do mês.


Ora portanto vamos lá desvendar estes meus segredos para uma pele ''controlada''. 

- Penso que já todos nós ouvimos que o nosso estado emocional influencia muito o aparecimento de acne (e não só). Eu não era muito crente dessa lenga-lenga. Mas não sejam como eu, acreditem e controlem um pouco mais o vosso estado de espírito. Eu percebi isso na época dos meus exames finais de 12º ano. Era com cada vulcão no meu rosto que eu quase não queria sair à rua. Mas mal aquela fase acabou, as borbulhas desapareceram como por magia! Ou seja, se tiverem a ter uma semana, um mês ou até mesmo uma fase complicada e do nada vos aparecer umas quantas borbulhas, não desesperem! Desesperar só vai piorar todo o cenário. 


- Beber muita água mantém uma pele hidratada E NÃO SÓ! Eu pensava que ter uma pele hidratada era completamente o oposto do meu objetivo. ''Visto que já tenho uma pele oleosa vou mas é deixar de beber água para ver se fica mais seca'' pensava eu. Pois isso, mais uma vez, foi errado.Graças às suas componentes e capacidades antioxidantes, beber água não só hidrata a pele, como também ajuda imenso a combater o acne e a preveni-lo.


- Mudar a capa da almofada de 3 em 3 dias. Isto pode parecer um desperdício e uma acumulação de roupa para pôr na máquina a lavar. Mas a verdade é que muitas das vezes a razão do acne se alastrar é as voltas que damos na cama durante a noite. Já imaginaram a sujidade que vai numa capa de almofada ao fim de uma semana? São ali esfregados cabelos (por vezes sujos), leva ainda com suor e com o acne já existente no nosso rosto. Há duas opções: 1 - dormir de barriga para cima sem mexer minimamente a cara para qualquer lado que seja (o que me parece difícil); 2 - Trocar a capa da almofada com regularidade (esta opção parece-me mais realista). Vão logo começar a notar as diferenças. 


- A alimentação influencia e MUITO. O chocolate é conhecido por ser o maior vilão para as pessoas que sofrem com acne. Mas na verdade um pacote de batatas fritas é capaz de fazer bem pior do que 5 quadradinhos de chocolate. Ah pois é! Tudo o que tiver gordura em excesso pode fazer acne. Não é por ir comer fastfood uma vez ou outra que vão ficar com um rosto coberto de borbulhas, obviamente. Apenas é preciso controlar mais as gorduras.
Eu sou vegetariana, e tenho a dizer que desde que me tornei em tal a minha pele está tão melhor! As carnes (principalmente as vermelhas) têm muita gordura e uma grande carga de vitamina B12. A vitamina B12 é essencial para o nosso bem estar e vitalidade, mas em excesso também tem a fama de criar acne.


- Tomar zinco foi uma arma que descobri à pouco tempo. O zinco é conhecido pela sua funcionalidade anti-inflamatória que combate muito o acne. Estou a tomar uma gama existente na loja Celeiro. A dose diária recomendada de zinco é de 50mg, sendo então essa a dose que compro para tomar. Mas isto sou eu que não consumo carnes e muitos outros produtos de origem animal que podem provavelmente conter zinco. Para as pessoas que têm um regime alimentar considerado ''regular'' e '' normal'' eu aconselho a compra da versão de 30mg.


- Limpar a pele é fundamental! É essencial limpar sempre à noite sem qualquer falta e também aconselho limpar de manhã antes de colocar maquilhagem. Para isso, uso um produto muito simples que é facilmente encontrado em qualquer supermercado e que tem estado a dar um resultado incrível. A água micelar da garnier. Não só tira bastante bem a maquilhagem, como também é capaz de retirar eficazmente os resíduos da nossa pele de forma tão fácil. Já para não dizer que a embalagem de maior quantidade dura imenso tempo.


- Para combater as borbulhas do acne em si utilizo um produto que considero o melhor do mercado para este problema. Chama-se Sébium Global e é da Bioderma. Encontra-se geralmente em todas as farmácias. Mal se vê uma pintinha na cara é colocar logo este creme em cima da má da fita que esta muito provavelmente não irá crescer mais do que isso. Utilizo este produto na cara e no corpo também quando necessário (costas e peito). Atenção! Não usar mais do que duas vezes ao dia (de preferência só uma vez e à noite, pois o sol em contacto com a pele que contenha este produto pode irritar.), colocar o creme somente na borbulha.


Para que é como eu e tem por vezes borbulhas noutra parte do corpo para além do rosto, aconselho a limparem o local no banho com um gel de aveia. Também é costume comprar este produto nas farmácias.


- E o ultimo truque dos truques, que quase que aposto que ainda não era vosso conhecido é nada mais nada menos do que protetor solar. Pois é, há quem diga que o sol faz bem às borbulhas. Não! O sol faz bem às marcas das borbulhas. Os raios UV são capazes de piorar ainda mais a inflamação da borbulha de modo a fazer com que esta aumente de tamanho e fique com um aspeto mais feio. Eu costumo por todos os dias, antes de colocar a base, um pouco de protetor solar (certifiquem-se que não é oleoso) em cima de cada borbulha que existir no meu rosto. Não,base que contenha já proteção contra raios UV não vale de nada. Não tem o fator necessário para prevenir esta inflamação. Geralmente uso um fator 30.


E por aqui fico com os meus cuidados diariamente para ter uma pele limpa e livre de coisas vermelhas.

Beijinhos,


You Might Also Like

9 comentários

  1. Adorei os teus truques querida e já conhecia a maior destes! No entanto nunca pensei nessa situação da capa de almofada - mudava-a todas as semanas com os lençóis e pronto!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. As minhas borbulhinhas também decidiram aparecer mais tarde... Felizmente não ganho em nenhum sítio além da cara, mas às vezes é com cada uma que me dá vontade de fechar em casa ehehe

    https://thesandrafaela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Que dicas incríveis, não tenho quase borbulhas mas vou usar algumas delas mesmo assim.
    beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu sempre notei mais influência por parte da alimentação :/ Também fui uma das 'felicitadas' a quem o acne decidiu aparecer já tardote :(

    Obrigada por seguires o meu cantinho <3 Não conhecia o teu blog mas digo-te já que fiquei apaixonada! Adoro o teu estilo!!!

    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook


    ResponderEliminar
  5. obrigada pelo comentário <3
    eu tenho a pele livre de acne, mas mesmo assim adorei o post :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. tens aqui ótimas dicas e concordo contigo em tudo.
    na altura das frequências se estiver mais ansiosa, ou se comer chocolate, ou comidas gordurosas, lá aparecem uns mini-vulcões a dizer olá.
    confesso que desde nova fui ao dermatologista, já experimentei mil e um cremes, mas finalmente encontrei aquele que me tem ajudado muito.
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Tenho que ter mais em atenção certas dicas :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, querida :D

    Já tive o mesmo problema e, tal como a ti, a Bioderma resolucionou-me :D Ótimas dicas :D

    ResponderEliminar
  9. Este post é ótimo! Sofro de acne desde +/- os 13 anos e realmente olhando para trás o meu acne de agora não tem nada a haver com o de antigamente, agora só ganho de vez em quando uma ou outra borbulhinha, mas mesmo assim vou seguir algumas das dicas que ainda não conhecia!
    Beijinhos ♡ ALOVELIEHEART

    ResponderEliminar